Professores grevistas? Presente!

Quando sabemos que alguma coisa é prioridade para nossas vidas? Quando ela tem importância e quando nossas ações são voltadas para o objeto prioritário.


O discurso da educação como prioridade no estado de Pernambuco não passa de discurso de campanha eleitoral. Só discurso, blá-blá-blá... O governador do estado acaba de mostrar isto. Enviou um projeto de lei para a Assembléia Legislativa do Estado estabelecendo que o aumento do piso nacional seja concedido apenas a quem tem magistério.  E nesta enganação política quer fazer o povo pernambucano acreditar que está aumentando salário de professor e valorizando a categoria. Alguns elementos, precisamos esclarecer para nosso Pernambuco:

1 – O piso nacional de professores foi uma conquista histórica do movimento docente e vem aos poucos recuperando a situação salarial do educador. Anualmente, o Ministério da Educação, a partir de vários critérios, estabelece o percentual de aumento a ser concedido a todos os professores no país. Neste ano o valor foi estabelecido em 13,01%. O governador, na calada da noite, típico da época ditatorial, enviou para Assembléia Legislativa um projeto de lei concedendo aumento deste percentual apenas para professores que são formados com magistério e 0,88% para os professores de nível superior com até dez anos de serviço no estado. Esta lei prejudica mais de 90% dos professores.

2 – O governador deveria cumprir seu papel constitucional e enviar para a Assembléia Legislativa um projeto de lei cumprindo o regramento federal do piso nacional, reajustando o salário de todos os educadores com 13,01%. 

3 – O governador de Pernambuco criou uma falsa idéia no estado com a questão do piso nacional. Tenta dizer que está concedendo aumento salarial aos docentes. O que não é verdade. O governador estaria cumprindo sua promessa de campanha se tivesse discutindo com a categoria docente aumento salarial para além do piso nacional.

4 – Os estudos de entidades e organizações mostram que a categoria docente, dentre os profissionais de nível superior, é quem menos recebe do ponto de vista salarial. Comparando o salário de um professor de nível superior com outro profissional do mesmo nível, nós professores recebemos quase 35% a menos do que os demais profissionais. 

5 – Professor é trabalhador e precisa ter uma vida digna. Quem ensina e forma o médico, o advogado, engenheiro civil, os filósofos e demais profissionais precisa ganhar muito melhor para poder se dedicar a sua profissão. Um professor não pode estar em sala de aula vendendo produtos cosméticos ou fazendo bico para poder sobreviver. Precisa ganhar bem para poder se dedicar a estudar permanentemente, se qualificar, porque a sociedade do conhecimento é uma sociedade em constante mudança.

O governador, em ato típico de lideres antidemocráticos, busca intimidar os professores cortando o seu ponto, desrespeitando mais uma vez o direito legal, constituído no Brasil, da greve como instrumento de luta política. Vai mais além, está perseguindo professores, ameaçando demiti-los, constrangendo, intimidando, usando do poder outorgado pelo povo para impor sua lógica de governança. Esquece que o governante está a serviço da sociedade e não o contrário. Ele precisa entender que professor não é bandido. Pelo contrário é o profissional mais importante de um país. Não é demais lembrar que os países, hoje com um padrão de vida melhor, só atingiram tal patamar porque investiram em educação, principalmente na valorização dos professores.

Nós professores não vamos nos intimidar. Nossa luta é justa e é pela melhoria da educação de Pernambuco. Temos conversado com cada aluno e pais de alunos e mostrado a eles em que se fundamenta nossa greve e por onde passamos recebemos o apoio da sociedade. Hoje a sociedade é mais complexa e nossa mobilização tem sido favorecida pelas redes sociais. Os educadores têm resistido e vai continuar. A gente já agradece a cada aluno e pai de aluno que vem nos ajudando. Companheiros professores, sairemos vencedores contra a tirania, porque a verdade está do nosso lado. A verdade sempre triunfa. Avancemos. O futuro nos recompensará por esta luta que travamos agora. Continuaremos no bom combate, sabemos que nada podemos contra a verdade, há não ser pela verdade. 

Antonio Marcos E. dos Santos
Professor, com muito orgulho, da Escola Estadual Edison Nolasco (Petrolina)