Estão abertas as inscrições para Prêmio da Fundação Carlos Chagas


Entre os dias 30 de maio e 30 de julho, a Fundação Carlos Chagas (FCC) recebe inscrições para a 8ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (PPRMM), que valoriza e divulga experiências formativas realizadas por professores formadores dos cursos de Licenciatura. Professor, se você atende aos requisitos, acesse o site da Fundação e faça sua inscrição. A premiação disponibiliza as suas publicações dos anos anteriores no site da Instituição.

Além do mérito e do reconhecimento conferido a essas experiências, três premiados são agraciados com um Prêmio em dinheiro no valor de R$ 20.000,00 e um troféu, que é réplica de uma escultura da artística plástica Vera Lucia Richter, abrigada no jardim interno da Fundação. O detalhamento de cada trabalho premiado é publicado na Coleção Textos FCC.

Único no Brasil voltado para os profissionais responsáveis pela formação dos futuros docentes da educação básica, o Prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas de formadores de professores e estimular outros profissionais a divulgarem os seus trabalhos. A cada edição, a seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. O regulamento geral e o edital de inscrição podem estão anexos nesta notícia.

Cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas no ano de 2017, em qualquer parte do país.Premiados em edições anteriores não poderão participar. Mais informações estão no edital e regulamento do prêmio.

Experiência

As últimas sete edições receberam mais de 470 trabalhos, e reconheceram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados), de instituições públicas e privadas. Como afirma Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e uma das coordenadoras do Prêmio, “os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o sentimento de que há caminhos possíveis e alternativas diversas no contexto da formação inicial de professores”.

Na última edição, em 2017, a professora Cristiane Fuzer, docente do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS) foi laureada pelo Prêmio Rubens Murillo Marques. O projeto Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual consiste em subsídios e estratégias para formação inicial de professores de produção textual, envolvendo atividades que aliam teoria e prática por meio de experiências de interação real via textos com alunos da educação básica.

Sobre a Fundação Carlos Chagas: instituição privada sem fins lucrativos, que contribui há mais de 50 anos para o desenvolvimento da formação de professores da educação básica no Brasil, por meio de pesquisas, cursos e prêmios que estimulam e valorizam o profissional docente.

Divulgação Assessoria FCC

SERVIÇO:

8ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Inscrições: gratuitas via formulário on-line
Prazo: de 30 de maio a 30 de julho.
Projetos: descrição da experiência realizada e concluída em 2017 e os documentos comprobatórios.
Anexos: Edital-de-Divulgao-2018 [ ] 909 kB Regulamento-Geral-2018 [ ] 914 kB