Sintepe parabeniza professora que irá representar o Brasil em Olímpiada da Mente na Hungria

Rita de Cássia destacou-se com o seu projeto entre outros 19 apresentados, num evento em São Paulo, no dia 14 de janeiro último

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) oferece seus cumprimentos a professora de matemática da Rede Estadual de Ensino, Rita de Cássia, por destacar-se como uma das vencedoras do premiação nacional Mente Inovadora, promovido pelo Mind Lab, em São Paulo (SP).

De acordo com o professor e diretor de Políticas Sociais do Sintepe, Ivan Rui, a conquista é de grande importância e comprova a dedicação e o esforços dos trabalhadores em educação do Estado. “O Sintepe não poderia deixar de reconhecer essa conquista em nível estadual, nacional e com representação internacional. Vamos continuar lutando por uma escola pública laica e cidadã, reconhecendo que mesmo com a dificuldade cotidiana do chão de escola nossa categoria tem demonstrado vontade e superação para honrar seus compromissos com a verdadeira educação”, destacou Ivan.

A professora Rita de Cássia explicou a importância de sua conquista. “Foi um reconhecimento e enriquecimento do meu trabalho como profissional. Obtive alunos mais interessados, motivados e entusiasmados por compreender que pode se ter uma matemática criativa, aberta e dinâmica associando a aula lúdica aos conteúdos didáticos matemáticos”, ressaltou. O projeto de Rita de Cássia teve destaque ao apresentar seu trabalho com alunos na Escola Maria da Conceição Rego Barros Lacerda, localizada em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Usando o jogo Poolies, Rita fez com que eles usassem um meio de localizar um ponto no plano cartesiano, e com isso, facilitar o aprendizado de funções de primeiro grau. O encontro contou com a participação de professores da rede pública do ensino médio de Pernambuco, além de diretores, formadores e secretários de educação de todo o país.

Durante a apresentação, 19 trabalhos mostraram como os docentes utilizam, na prática metodológica, jogos de raciocínio como meio de inspiração, impacto social no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, no cotidiano dos estudantes. Na categoria Ensino Médio, com Foco na Matemática, e desenvolvida em Pernambuco, Rita de Cássia venceu. Como parte da premiação, a educadora irá demonstrar seu projeto na edição do The Mind Olympics, no mês de junho de 2019, em Budapeste, na Hungria.