Dia do/a Aposentado/a foi comemorado com debates e confraternização

A manhã e a tarde desta quinta-feira (24/1) foi dedicada ao I Encontro Estadual de Aposentados/as em Pernambuco, de trabalhadores em educação de sindicatos filiados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação): Sintepe, Sinproja, Sinpc e Sinpmol.

Na ocasião, as caravanas dos Sindicatos foram recepcionadas com um café da manhã e em seguida prestigiaram toda a programação, que ocorreu no auditório e área de lazer do clube do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev/PE.

Antes disso, o personagem Tonho Bozó, apresentou-se mostrando o seu Momento Poético. Posteriormente, foi composta uma mesa para que cada um dos sindicatos participantes, com seus devidos representantes, proferissem suas falas, como é possível conferir nas palavras ditas no encontro:

“Temos que travar uma luta pelo povo brasileiro”, observou a vice-presidente do Sintepe, Valéria Silva.

“Batalhamos, trabalhamos e chegamos ao dia de hoje”, reconheceu Joseilda Barbosa, do Sinpc. “Vivemos a fase dos três 'rs': resiliência, referência e resistência neste novo tempo”, afirmou Carla Pereira, do Sinpmol. “Com a força da unidade é que vamos conseguir enfrentar tudo por aí. Precisamos ter força e união”, ressaltou Ronildo Oliveira, presidente do Sinproja.

“Aposentadoria não é prêmio, é direito conquistado por uma classe que trabalha muito neste país”, defendeu Georgiane Araújo, da CUT, e por fim, “Essa atividade faz parte do calendário de lutas no país, do processo de organização. Esse momento é inicial, somos nós que formamos cidadãos(ãs) neste país”, finalizou Heleno Araújo, presidente da CNTE.

Seguindo a programação, integrantes do coral do Sinproja apresentaram-se cantando conhecidas canções da música popular. Com a palestra “Um viva aos direitos dos(as) aposentados(as)”, Heleno Araújo falou de como se deu os caminhos que hoje resulta na aposentadoria. Por fim, a cantora Lêda Santos foi a atração musical que deu encerramento as atividades no auditório, e deu início à tarde festiva, que contou com almoço, sorteio de brindes e banho de piscina nas dependências do CFL.

Com programação impecável e organizada, os sindicatos filiados à CNTE prometem repetir este formato de comemoração, com as entidades sindicais promovendo o encontro e a união de seus filiados. Em comum, a consciência que de "aposentadoria não é prêmio, é merecimento"!