Confira a Coluna do Sintepe de 7 de junho de 2020

 

SELEÇÃO SIMPLIFICADA


 

Em nova reunião com o Sintepe, a  Secretaria Estadual de Educação (SEE) apresentou as modificações no processo de seleção simplificada que foi instituído pela Portaria Conjunta SAD/SEE nº 025/2020. As modificações levaram em consideração os argumentos do Sintepe e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que originou a Nota Técnica da Gerência Geral de Gestão de Pessoas.

 


Na prática, uma das mudanças foi desconsiderar a exigência de registro em Conselho Profissional, ou seja, todos/as os/as candidatos/as estão dispensados/as desse procedimento.


No caso dos/as 3.628 desclassificados/as por não apresentarem, inicialmente, o registro, estes terão a sua documentação analisada outra vez, com resultado dessa reanálise publicado no dia 15 de junho. Havendo desacordo, poderão apresentar recurso no período de 15 a 17. O resultado final será divulgado em 26.


Os/As demais candidatos/as que cumpriram o Edital no seu formato inicial, receberão o resultado no próximo dia 12 de junho.


Mais uma importante vitória é o fato de que nenhum/a candidato/a foi ou será eliminado/a, exclusivamente, por não apresentar comprovante de residência, quitação eleitoral ou quitação militar. Esses documentos serão exigidos no ato da contratação.


Fica também registrada a importante atuação da Comissão de Educação, através da mobilização da deputada estadual Teresa Leitão (ex-presidenta do Sintepe), que muito contribuiu nessa importante vitória relativa à seleção simplificada.


Ainda vale o registro de que historicamente, e por princípio, o Sintepe defende o concurso como forma de acesso ao serviço público. Porém, considerando que a seleção simplificada é um dispositivo previsto na legislação, continuaremos acompanhando para buscarmos evitar excessos e/ou abusos.



DOCUMENTO

 

O documento intitulado "Diretrizes para a Educação em Pernambuco durante e pós-pandemia" foi enviado, pelo Sintepe, à Secretaria de Educação do Estado. Na  quinta-feira (04), foi realizada por videoconferência a primeira reunião para apresentação do citado documento ao Secretário. O Sintepe disponibilizou, no site e nas redes sociais, o teor do documento e até o próximo dia 15 de junho estará recebendo contribuições dos/as sócios/as para que a versão definitiva seja publicada na segunda quinzena deste mês.