Coluna do Sintepe de 14 de junho de 2020

CONSULTA À BASE

O documento intitulado Diretrizes para a Educação em Pernambuco Durante e Pós-Pandemia, enviado pelo Sintepe para a Secretaria de Educação, encontra-se disponível para receber consultas dos/as filiados/as ao Sindicato, até o dia 15 de junho, no endereço: www.bit.ly/ConsultaSintepe.

Após o encerramento do prazo para as contribuições, o documento será sistematizado e terá a sua versão final publicada no site e redes sociais do Sindicato. O novo texto será encaminhado para a Secretaria de Educação.

A discussão em torno do referido documento já foi iniciada entre Sindicato e Secretaria de Educação.

NÃO HÁ OBRIGATORIEDADE!

O Sintepe continua informando que não há obrigatoriedade para atividades e aulas pela internet.

Em algumas escolas, a gestão vem fazendo pressão para professores/as aderirem obrigatoriamente às aulas remotas.

É do nosso conhecimento que parcela da categoria tem ofertado e praticado aulas não-presenciais. Porém, a adesão, quando e se houver, deve ser espontânea e não obrigatória.

O ideal seria que o debate em torno desse "processo de ensino", com atividades via internet, tivesse acontecido de forma ampla, democrática e intensa antes de ser iniciado.

Mesmo com atraso e atropelado, o debate vem acontecendo no que diz respeito à essas atividades à distância e às suas desvantagens, pois no que acompanhamos, não há vantagem, na essência da palavra, e além do mais, aumenta o distanciamento no tocante ao aprendizado que mesmo precariamente possa acontecer.

No documento enviado pelo Sintepe à Secretaria de Educação e nas reuniões que se seguirão, continuaremos tratando do assunto.

SOLIDARIEDADE

O Sintepe se solidariza aos/às companheiros/as que tiveram os seus contratos suspensos em diversas prefeituras, dentre elas, as de São Lourenço da Mata, que há mais de dois meses foram "descartados" pelo poder público e, além disso, não conseguiram o auxílio emergencial por ainda constar o vínculo empregatício com o executivo municipal, segundo informaram os/as professores/as.