Educadores deliberaram em assembleia organização de um grande ato

"Só tem uma coisa que os governantes entendem que é pressão", enfatizou o presidente do Sintepe, Fernando Melo em assembleia realizada pelos trabalhadores em educação na tarde desta quarta-feira (20), no Teatro Boa Vista.

Na atividade, foi deliberado pela categoria que no dia 26 de abril se fará uma reunião de planejamento para um grande ato, com data ainda a ser definida.

Como de costume, no primeiro momento, foram repassados os informes que foram do posicionamento da instituição contra o golpe, até informações relacionadas à mobilização que deve ser feita em torno do SASSEPE, tendo em vista à carência do sistema acumulada há anos. Entre esses informes, o de que o sindicato entrou com uma ação contra o Estado para que no próximo concurso público só fossem nomeados os aprovados com Licenciatura Plena. O Estado contestou a ação com argumentos de que foi assim que foi feito nos concursos anteriores. O Estado nomeou os aprovados dentro das funções e exigiu que essas pessoas terão três anos para fazer a parte pedagógica.

O SINTEPE vai realizar junto ao Diretório de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Comissão de Educação da Alepe e ao Fórum Estadual de Educação para debater as ações do Estado. Depois que a categoria terminou de fazer as falas, o presidente do SINTEPE, Fernando Melo destacou a união para o combate neste momento tão delicado que vive o país. O sindicalista pontuou a última greve que contou com o apoio da sociedade, dos estudantes e da categoria para combater os representantes do governo e apontou que essa pressão, será determinante para os futuros desafios.

“Estamos preocupados em juntar forças porque o que está em jogo é o nosso futuro, é o cumprimento de uma lei, é o respeito em relação ao Plano de Cargos e Carreira (PCC) e às conquistas”, garantiu Melo. O sindicalista apontou para a necessidade de se conseguir trazer para perto setores diversos da sociedade, partindo da ideia de que educação é instrumento fundamental para o debate do desenvolvimento e não apenas proposta de campanha eleitoral.

Dia 26/04 – Reunião de planejamento com todas as forças políticas que existem na categoria.

Fotos: Agência JC Mazella