Plenária dos aposentados esclarece sobre Previdência, SASSEPE e IPSEP


Os/as aposentados/as participaram, nesta terça-feira (26), da plenária do segmento. A reunião foi realizada no auditório do Sintepe, no Recife.  Muito participativa, a plenária discutiu três pontos de pauta: a Previdência, a reestruturação do SASSEPE e a devolução do IPSEP.

O diretor José Ivo, da Secretaria de Políticas Sociais, repassou informações sobre a Previdência, Previdência própria dos/as servidores/as estaduais e distribuiu cartilhas explicativas sobre o assunto.

A Presidenta da Assepe, Florentina Cabral (Morena), participou da reunião e explicou para os presentes que a reestruturação do Sassepe não deduzirá 20% dos salários dos servidores, como vem sendo entendido por alguns servidores. O reajuste do Sassepe será de 20% nas alíquotas, ou seja, um por cento a mais do valor deduzido atualmente nos vencimentos dos servidores. Os valores do desconto são diferentes para cada servidor/a, uma vez que existe uma diferença entre faixas etárias e número de dependentes. Segundo Morena, o reajuste do Sassepe começa a vigorar neste mês (setembro), com retroativo a julho e dividido em duas parcelas (setembro e outubro).    

O advogado Breno Perez, integrante da Assessoria Jurídica, informou que existe por parte do Sintepe uma pressão sistemática à Justiça para que o pagamento referente às ações do IPSEP venham a ser efetivados. De acordo com Severina Porpino, assessora da Secretaria para Assuntos dos/as Aposentados/as, uma comissão com representantes da diretoria e da base será formada para acompanhar a Assessoria Jurídica do Sintepe nas idas à Justiça e pressionar a Justiça. A causa passou por todos os trâmites e o segmento teve ganho de causa. A causa sobre a devolução do IPSEP acumula 17 anos.


Comissão

Juracy Marta Cabral

Jandira Mendes

Lurdes Souza

Antônia Pereira Cavalcanti

Severina Porpino