Chapa 1 - Educar e Lutar por Direitos ganha eleição do Sintepe para triênio 2018 -2020


O Sintepe terminou neste sábado (25) mais uma eleição. Depois de um período de dois dias de votação e 8h horas de apuração, a Chapa 1 - Educar e Lutar por Direitos foi formalmente declarada como vitoriosa. A apuração foi feita no auditório do sindicato, no Recife, às 16h30, assim que escrutinadores, candidatos das chapas, representantes das duas chapas, das centrais sindicais e da CNTE estavam presentes no local da apuração.

Avani Santana, presidente da Comissão Eleitoral, comemorou a postura das duas chapas e dos sócios diante do processo eleitoral. “Durante os dois dias de coleta de votos, o pleito foi premiado por um clima de amizade, companheirismo, respeito e transparência, estabelecendo sempre o princípio da democracia e lembrando que os nossos inimigos não estão aqui dentro, estão lá fora”, avaliou.


De fato, o clima era de companheirismo. O espaço externo do Sintepe foi ocupado por diversos sócios integrantes das duas chapas, representantes de sindicatos, movimentos sociais e estudantil que acompanharam a apuração por transmissão direta com muita cordialidade e respeito.

A Comissão Eleitoral fez a leitura da Ata de Reunião Preparatória para a Apuração, documento assinado por representantes das duas chapas, advogados das chapas, Comissão Eleitoral e Assessoria Jurídica do Sintepe. Após as explicações, os escrutinadores conferiram as listas dos sócios aposentados e dos trabalhadores em exercício para garantir de que não haveria votos em duplicidade.

Finalizado o processo de conferência, a Comissão Eleitoral deu início ao processo de contagem dos votos às 18h10. Cada urna era aberta por escrutinadores das duas chapas e depois de verificado os documentos anexados às urnas, os votos eram contados. Pouco a pouco, o mapa geral das eleições foi sendo preenchido e tudo era conferido pelos representantes das duas chapas, inclusive advogados.

O resultado final chegou às 00h. Nas 109 urnas fixas e volantes distribuídas nas escolas estaduais da Região Metropolitana e do interior do estado, foram depositados 5.631 votos válidos. Desses votos, 76,6% (ou 4.313 votos) foram destinados para a Chapa 1 -  Educar e Lutar por Direitos e 23,4% (ou 1.318 votos) foram confiados à Chapa 2 – Oposição Mudar para Avançar. A nova diretoria toma posse no dia 12 de dezembro e liderará o Sintepe no triênio 2018 – 2020.