Sintepe realiza Conferência Livre Popular dos Sindicatos da Educação


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizará, nesta segunda-feira (16), a Conferência Livre Popular dos Sindicatos da Educação. A atividade será promovida às 14h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e terá como tema O Papel dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no resgate da democracia.  

A programação conta com uma mesa política de abertura marcada às 14h. Às 14h30, a Conferência contará com as palestras de Heleno Araújo, Presidente da CNTE e Coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação; Teresa Leitão, Presidenta da Comissão de Educação e cultura da ALEPE; e de Luciana Santos, Deputada Federal. Em seguida, a Conferência realizará a aprovação do documento que será encaminhado à Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), a ser realizada nos dias 25 e 26 de abril.

O Sintepe conta ainda com o apoio dos demais sindicatos dos trabalhadores em educação do estado de Pernambuco. São eles: Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboat?o dos Guararapes (Sinproja), Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (SINPC), Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (SINTEEPE), Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro), Sindicato dos Professores em Educação do Moreno (Sinpremo), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Ipojuca (Sintei). 

Conape -
Após a publicação do Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e da Portaria Nº. 577 de 27 de abril de 2017, a Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) teve seu calendário desconstruído e o Fórum Nacional de Educação (FNE) foi desfigurado. O Fórum, estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), preocupado com a defesa e promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todo cidadão e para toda cidadã decidiu se retirar coletivamente do FNE e construir a Conferência Nacional Popular de Educação.