Categoria marca presença no primeiro dia de inscrição da Conferência Estadual de Educação do Sintepe


A depender das inscrições, a 14ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe será um sucesso. O primeiro dia de inscrições (7) foi marcado por tranquilidade e a alegria de participar da 14ª Conferência, que neste ano será realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, em Gravatá. 

Os treze núcleos regionais do Sintepe também estão promovendo inscrições. De acordo com informações da Secretaria Geral, o interior representa o maior quantitativo de participantes, uma vez que o número de vagas é proporcional ao número de filiados/as. Em termos proporcionais, o interior representa 59% do público e a Região Metropolitana do Recife (RMR), 41%.

Na RMR, a inscrição foi realizada na sede do Sintepe e foram disponibilizadas vagas para titulares e suplentes. A professora Marinalva Santos, da Escola Maria Alves Machado, em Maranguape II, ficou sabendo da Conferência através da visita do setorial à escola. Marinalva cegou cedo, um pouco depois das 7h, e conseguiu a vaga e, para ela, a inscrição foi muito tranquila.

Sobre a participação na Conferência, a docente espera participar de um momento de construção de conhecimento e compartilhar desses mesmos temas com as pessoas no ambiente de trabalho e com quem convive. “Tem muita informação nova e não conseguimos ficar atualizados por conta da nossa rotina. Participar é uma forma de se atualizar, de ratificar o que a gente vive no dia a dia e qualificar a discussão sobre a educação na comunidade, com colegas de trabalho e com os pais”, afirmou.

A professora Maria da Conceição Batista da Escola Vila João de Deus, em Jaboatão, está ansiosa em participar da Conferência. “Minha expectativa é grande porque passamos por momentos difíceis no cenário político, principalmente em Pernambuco, e espero que tenhamos bons resultados nessa Conferência para que a gente possa levar esse conhecimento e essa discussão para o nosso ambiente de trabalho”, desejou.  A 14ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe receberá cerca de 350 trabalhadores em educação.