Sintepe realiza seu 11º Congresso

Sob o tema Educação, Escola e Democracia, o 11º Congresso do Sintepe discutirá e decidirá o plano de luta para o próximo triênio. O Encontro será realizado a partir desta segunda-feira (11) e seguirá até a quinta-feira (14), em Gravatá.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco inicia, nesta segunda-feira (11), o 11º Congresso do Sintepe. O Encontro será realizado no Hotel Canáriu’s, em Gravatá, e seguirá até a quinta-feira (14). Durante os quatro dias de discussão, os 900 delegados e delegadas se aprofundarão em debates acerca do contexto político atual, os desafios educacionais que esse cenário traz para trabalhadores e trabalhadoras e sobre o movimento sindical.

Como objetivo principal, o Congresso tem como finalidade escolher o Plano de Lutas que o Sintepe seguirá nos próximos três anos. As três propostas de planos de lutas já podem ser conferidas nos links abaixo:

Proposta de Resolução da Articulação Sindical e Articulação de Esquerda – CUT

Proposta de Resolução da CTB

Proposta de Resolução da Oposição Alternativa Sintepe

11º CONGRESSO DO SINTEPE

De 11 a 14 de novembro de 2019 – Hotel Canáriu’s – Gravatá

PRIMEIRO DIA: 11/11/2019

Hospedagem – a partir das 14h

14h - Credenciamento dos/as delegados/as Titulares

17h30 – Jantar.

19h – Apresentação Cultural

(Recitação do Poeta Marinho)

19h20 – Mesa Política de Abertura do XI  Congresso do SINTEPE

Hino Nacional

20h10 -  Lançamento do Selo de 30 anos do SINTEPE

Coordenação com Cerimonial

20h30 – Apresentação Cultural

(Balé Popular do Recife)

SEGUNDO DIA  – 12/11/2019

De 8h as 12h – Credenciamento dos/as Delegados/as Titulares

8h – Mesa de leitura e aprovação do Regimento Interno

Coordenação: Presidência

De 8h30 as 09h30 - Conferência de Abertura do XI Congresso do SINTEPE.

Tema: “Educação, Escola e Democracia”

Profº  Márcio Pochmann (Presidente da Fundação Perseu Abramo e Professor Titular UNICAMP).

De 9h30 as 13h -  Debate de Conjuntura

Carlos Augusto Abicalil – (Assessor parlamentar da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso).

Renato Rabelo -  (Presidente da Fundação Maurício Grabois)

Jandyra Uehara - (Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT Nacional).

De 12h as 18h – Credenciamento dos/as delegados/as Suplentes que passaram a titularidade.

13h – Almoço

14h - Apresentação do Teatro do SINTEPE

De 15h as 18h– Painel Educacional

Andrea Gouveia - Presidenta da ANPED

Madalena Guasco  -  Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Ivonete Alves Cruz Almeida -  Presidenta do SINTESE e Secretária de Políticas Sociais da CNTE

18h – Apresentação da Pesquisa do SINTEPE nas Escolas Públicas Estaduais

19h – Jantar

20h – Sessão Cinema  - Filme Democracia em Vertigem

TERCEIRO DIA 13/11/2019

8h30 – Apresentação do Coral do SINTEPE

De 9h as 12h30 – Painel Sindical

José Feijóo  -  Assessor da Presidência da CUT

Altamiro Borges - Presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Múcio Magalhães – Assessor Parlamentar

De 12h30 as 13h30 – Almoço

13h30 – Apresentação do teatro do CAEER sobre Educação Inclusiva.

De 14h00 as 16h30 – Painel Políticas Permanentes

Berenice D’arc Jacinto – Gênero (Secretária de Relações de Gênero da CNTE)

Claudilene Silva – Racial (Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB).

Ana Carla Lemos - LGBT (Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco)

De 16h30 as 17h30 – Apresentação das Teses/Resoluções do XI Congresso do SINTEPE e votação da Tese Referência.

17h30 às 19h - Apresentação, defesa e votação de emendas dos seguintes itens: Conjuntura Internacional e Nacional, Painel Educacional, Painel Sindical e Painel de Políticas Permanentes.

19h – Jantar

21h às 1h – Festa de Confraternização

QUARTO DIA 14/11/2019

De 10h as 12h30 – Apresentação de emendas, debate e votação de emendas aos seguintes pontos: Balanço da Gestão e Plano de Lutas