Confira algumas dicas de como manter a saúde mental em tempos de quarentena

Nos últimos meses fomos pegos de surpresa e obrigados a mudar, do dia pra noite, nossa rotina e hábitos diários. O novo coronavírus tem feito milhares de vítimas fatais e colocado o restante do mundo, ou parte dele, em isolamento social. Além disso, enfermarias e leitos hospitalares têm chegando ao limite do colapso em diversos estados, dentre eles, Pernambuco. Em meio a tudo isto, a saúde mental e psicológica de muita gente vem sendo afetada diante desta pandemia.

Alguns casos de aumento de violência doméstica, consumo desenfreado de bebidas alcoólicas, ansiedade, depressão e outros desconfortos emocionais vêm crescendo em muitos lares, por conta de algo novo, inédito, na rotina da população mundial do século XXI.

Pensando nisso, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) conversou com a psicóloga clínica Ethiane Batista. Ela que participou de uma live no Facebook do Sindicato no último dia 23 de abril deste ano e nos falou um pouco mais sobre os impactos que a pandemia vem causando diretamente na vida de todos(as).

“A saúde mental é uma área muito importante para os indivíduos. A pessoa pode estar bem fisicamente, mas se mentalmente elas não estiverem bem isso vai comprometer também a saúde física”, garantiu.

Ethiane citou a importância de ações que constam nas práticas de um Guia Psicológico, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), para lidar com o estresse na pandemia.

“Nesse momento que estamos passando é importante buscarmos informações e dicas de profissionais que nos ajudem a passar esse período da melhor forma possível. Várias instituições e profissionais têm se mobilizado e compartilhado conhecimentos. Dentre vários guias podemos citar o Guia Psicológico da UniCEUB, para lidar com estressores na pandemia, uma ferramenta útil que nos ensina a lidar com esse momento difícil para todos”, enfatizou a profissional.

Abaixo disponibilizamos o guia para acesso de todos e todas.

ACESSE A CARTILHA COMPLETA AQUI ---> https://bit.ly/2WzplW7