Confira a Coluna do Sintepe publicada nos jornais de grande circulação de Pernambuco

REUNIÃO COM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O Sintepe e a Secretaria Estadual de Educação estiveram em reunião nesta sexta-feira (26), por meio de videoconferência, discutindo questões do interesse da categoria.

Na ocasião, o documento enviado pelo Sindicato à Secretaria, intitulado Diretrizes para a Educação em Pernambuco durante e pós-pandemia, foi objeto de debate. O Sintepe, a partir do citado documento, reforçou a necessidade do diálogo social com vistas a todos os cuidados necessários para quando do retorno às atividades presenciais, considerando etapas e protocolos.

No tocante a uma data para o retorno aos locais de trabalho, ainda não há definição.

O Sintepe continua atento e nova reunião com a Secretaria de Educação deverá ser realizada nos próximos dias.

O Sindicato ainda cobrou explicações sobre a Seleção Simplificada para professores/as. O processo continua sendo alvo de muitas críticas e retornará à pauta para discussão com o Sintepe na próxima reunião.

O não pagamento de 1/3 de férias para professores/as que completaram o período aquisitivo de 12 meses depois das férias coletivas de janeiro, foi mais uma vez discutido. A Secretaria de Educação ficou de enviar para o Sindicato uma nota técnica tratando do assunto e se comprometeu em contactar com a Secretaria de Administração para verificar possibilidades para o que classificam como “entraves legais”, com os quais, não concordamos. O assunto voltará à pauta de discussão.

Problemas relativos à licenças-prêmio, aposentadorias, progressões no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e ao ensino da Língua Espanhola também foram levantados, visando soluções que devem ser apresentadas pela Secretaria de Educação.

Outro assunto que não foi tratado, mas que será levado à próxima reunião, é a exigência absurda para que professores/as com licenciatura em Educação Física sejam registrados/as no Conselho Regional de Educação Física (CREF).Por enquanto, permaneçamos em casa!