Coluna do Sintepe de 6 de setembro de 2020

PISO

Na última sexta-feira (04), o Sintepe cobrou mais uma vez ao Secretário de Educação a atualização do valor do nosso Piso Salarial com repercussão na carreira profissional. Houve, da parte do Secretário de Educação, o compromisso de interceder junto à Secretaria de Administração visando agilizar a reunião para tratar do assunto.

 

O piso deveria ter sido atualizado desde 1º de janeiro deste ano. São mais de oito meses de atraso, o que coloca o Governo de Pernambuco fora da lei. Fiquemos atentos/as para os próximos encaminhamentos.

 

GRITO

O 26º Grito dos/as Excluídos/as tem como tema “Vida em Primeiro Lugar” e traz o lema “Basta de miséria, preconceito e repressão! Queremos trabalho, terra, teto e participação!”. Neste ano de 2020, destaca que a pandemia evidenciou uma triste situação de como vive a maioria da população brasileira: em situação de rua, violência, fome, ausência de políticas públicas, entre tantas outras mazelas sociais.

INSTRUÇÃO

Na próxima terça-feira (08), o Sintepe se reunirá com a Secretaria Estadual de Educação. Na pauta, a discussão sobre a instrução normativa que regulamentará critérios que dizem respeito às atividades escolares do ano letivo 2020 nas instituições de Educação Básica da Rede Estadual em todas as etapas e modalidades.

Na prática, o debate entre o Sintepe e Secretaria se dará no tocante aos desdobramentos pedagógicos em decorrência da pandemia e às suas interferências no processo de ensino e de aprendizado, bem como na vida de profissionais de educação e estudantes.

BAIXAR A POEIRA

A Secretaria de Administração, informou, desinformando, o que havia informado antes. Parece complicado! Pois é! No entanto, é o seguinte… os descontos que seriam implementados sobre gratificações que não são incorporadas à aposentadoria, não serão mais efetivados nos vencimentos de agosto. Segundo a Secretaria de Administração, “as gratificações que foram detectadas como não incorporáveis não sofrerão desconto”.

Nós do Sintepe vamos esperar “baixar a poeira” e faremos os devidos esclarecimentos. Por enquanto é isso, a gratificação que não vai para a aposentadoria não sofre desconto a partir do pagamento do mês referente a agosto, mas, será opcional a partir de setembro. Aguarde o desenrolar dos próximos acontecimentos e detalharemos para você.