DIA DE PARALISAÇÃO - 18 DE NOVEMBRO

Na próxima quarta-feira, 18 de novembro, não haverá aula presencial e nem remota na rede estadual de ensino. Será DIA DE PARALISAÇÃO, com ato público a partir das 9h no Palácio do Governo.


A decisão de paralisação das aulas tomada pela categoria, reunida em assembleia geral virtual realizada no último 11 de novembro, evidencia a indignação e a insatisfação coletiva dos/das trabalhadores/as vinculados/as à Secretaria de Educação do Estado, a partir do anúncio de que o Governo de Pernambuco atualizará o valor do Piso Salarial somente para quem está abaixo de R$ 2.886,24 (valor do Piso/2020), pagando, para estes, o retroativo a janeiro.


O piso é o valor inicial da nossa carreira em Pernambuco. Logo, ao ser atualizado, deve corrigir toda a tabela de vencimentos contida no plano de carreira, situação esta, prevista em duas leis: Lei do Piso e Lei do Plano de Cargos e Carreira. O Governo, por sua vez, dizendo seguir recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Contas (MPCO), congela os vencimentos de quem recebe acima do piso salarial.


Ao atualizar só o Piso, valor inicial da tabela de vencimentos, o Governo “estaciona” as demais faixas salariais, destruindo, assim, a nossa carreira profissional. Por isso, quarta-feira é DIA DE PARALISAÇÃO. Não vá para o local de trabalho, demonstre a sua revolta.


O retorno às atividades presenciais nas escolas estaduais trouxe consigo uma série de problemas e dificuldades que precisam ser encaminhados e resolvidos. As contaminações pela Covid-19 e as situações relativas ao SIEPE estão na pauta da Comissão Setorial (paritária) em reunião na segunda-feira, 16 de novembro. Outro assunto é a normatização para prática do trabalho remoto.


O calendário escolar 2020/2021 e o ensino da língua espanhola estarão em discussão com o Governo também na próxima semana. Bem como, a retomada da discussão relativa ao Piso Salarial.


Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será realizada mais uma importante assembleia geral virtual da nossa categoria, às 14h30. Na ocasião, vamos avaliar os resultados das negociações, o ato público de 18 de novembro e definirmos os nossos encaminhamentos.


O SINTEPE


#sintepenaluta #atualizaçãodopiso #pisoecarreira