Confira a Coluna do Sintepe de 14 de fevereiro de 2021

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

A assembleia geral do Sintepe ocorrida na última quinta-feira (11), em formato virtual, deliberou por uma sucinta e contundente pauta de reivindicações que norteará a luta da categoria nas próximas semanas e meses. A pauta já foi entregue ao governo do Estado. Dividida nas temáticas Financeira, Educacional, Educacional Inclusiva e Saúde do Trabalhador/a, traz reivindicações muito caras à nossa categoria e busca manter a unidade de todos e todas que fazem a educação em Pernambuco: professores/as, analistas educacionais, administrativos/as.

O principal ponto da pauta financeira, com certeza, é a reivindicação de reajuste salarial para todos os trabalhadores/as da educação com percentual de 12,84%, com repercussão na carreira. Mesmo sem índice de reajuste, os/as presentes lembraram que a categoria sempre lutou por valorização desde antes da Lei Federal que instituiu o piso do magistério, portanto, foi mantido o percentual de 2020, que não foi repercutido na carreira pelo Governo do Estado de Pernambuco.

 

A pauta também exige a equiparação dos vencimentos iniciais dos analistas educacionais ao vencimento base do Magistério, assim como também reivindica a garantia do piso salarial nacional para professores/as com contratos por tempo determinado.

 

A Lei Estadual 1.720/2020 rasgou o Plano de Cargos e Carreiras da Educação no final do ano passado, acabou por achatar a carreira e equiparar profissionais com pós-graduação e outros benefícios aos salários iniciais. Portanto, a discussão da Assembleia ressaltou a importância de lutar pela reformulação do PCCV. Também exige o pagamento imediato dos valores referentes à ação dos descontos para o IPSEP.

 

A pauta Educacional e Educacional Inclusiva tem item de extrema importância para nossa luta como a normatização dos direitos em  trabalho remoto, mais concurso público e democracia nas escolas. Já na Saúde do/a Trabalhador/a, a defesa do SASSEPE e a vacinação na primeira para a categoria.

 

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