Sem Vacina, a Covid-19 vai continuar matando!

 

A ciência já comprovou: neste exato momento em que você estiver lendo essa coluna, o Brasil vai estar entre os primeiros países do mundo em maior número de contágios, internações e mortes por covid-19. Pernambuco não é diferente. Estamos na expansão dos contágios com diversas variantes do vírus já entre nós. Por outro lado, o governo genocida e negacionista de Bolsonaro deixou nosso país sem as vacinas necessárias para a nossa imunização. A vacina que tem é insuficiente para a urgência da vida.


Neste contexto, o governo do estado continua com as escolas abertas e anuncia a abertura para o ensino fundamental e educação infantil diante de um quadro que Pernambuco oscila em alta de casos e mortes, acompanhando o Brasil e o mundo. Na Região Metropolitana, temos uma média móvel de infecções comparada com a média móvel que tínhamos em 19 de maio de 2020: 450 casos por 100 mil habitantes, o que significa situação crítica! Ou seja, estamos com alto índice de contaminação com as escolas abertas e funcionando.


O Sintepe é contrário às atividades presenciais, à reabertura de novas escolas e defende a continuação das atividades remotas. Trabalhadores/as em Educação atendem diretamente grupos diversos de pessoas, em diversos horários e locais fechados. Muitas escolas ainda não têm estrutura adequada. Os protocolos de segurança não estão funcionando para a população, estudantes incluídos nela.


Não queremos que a sala de aula seja motivo de nossa morte ou da morte de parentes e estudantes. A covid-19 continua matando gente e as taxas de internação hospitalares estão em níveis elevados. Sem vacina, não estamos em condições de manter as atividades presenciais!

 

As escolas de Nazaré da Mata fecharão a partir de 22 de fevereiro por conta do alto índice de contágio. O Sintepe continuará lutando para que no restante do Estado as escolas suspendam as aulas e atividades presenciais!