Conselho Nacional de Entidades

Coluna publicada nos jornais nos dias 13 e 14 de dezembro de 2015

O SINTEPE participou nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília, do Conselho Nacional de Entidades (CNE). Uma importante instância deliberativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), na qual o SINTEPE é filiado. O CNE reune todos os sindicatos estaduais de trabalhadores em educação e diversos sindicatos municipais.

Na pauta do Conselho: análise de conjuntura, debate sobre à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reajuste do piso e calendário de mobilização e atividades para 2016.  

Para sintonizar e articular a luta local com a programação e encaminhamentos nacionais, o SINTEPE realizará nos dias 17 e 18 deste mês, o seu Conselho Estadual de Representantes (CRE), previsto no estatuto do Sindicato e que reune todas as representações de base da nossa categoria.

Outro assunto é o calendário escolar 2016. Observando a legislação e considerando ser 1º de janeiro feriado, 2 de janeiro, sábado e 3 de janeiro, domingo, as férias coletivas dos professores terão início no dia 4 de janeiro e término em 2 de fevereiro, com retorno às atividades (aulas) no dia 3.

A formação continuada/ planejamento acontecerá nos dias 11 e 12, quinta e sexta-feira após o carnaval.

O fechamento de turmas em escolas estaduais, tem sido outro assunto presente na agenda do SINTEPE. Exemplo disso é a Escola Joaquim Nabuco, em Ribeirão, na Mata Sul, onde será realizada uma reunião, na próxima terça-feira (15), às 10h. Participarão da reunião: comunidade escolar, Gerência Regional de Educação (GRE), Secretaria de Educação e SINTEPE. A mobilização da comunidade Escolar é de fundamental  importância para a manutenção das turmas. De acordo com os pais e estudantes há muita disposição para defender as vagas que atendem a comunidade. O SINTEPE está acompanhando tudo.

Mantendo a tradição, o SINTEPE também realizou semana passada, mais um encontro das/os Aposentadas/os. A participação foi animadíssima e contemplou esse importante segmento da nossa categoria.

AGENDA

Após a percepção da necessidade da alteração do calendário escolar, houve entendimento entre o SINTEPE e a Secretaria de Educação que oficializará essas alterações nesta segunda-feira (14).

16/12 - Defesa da democracia, às 15h, na Praça Oswaldo Cruz.