Documento entregue a senador

Coluna publicada nos dias 31 de julho e 1 de agosto

Na sexta-feira (29), cumprindo deliberação aprovada no Conselho Estadual de Representantes do SINTEPE, o nosso Sindicato entregou documento ao Senador Cristovam Buarque, cobrando um posicionamento favorável à democracia e denunciando as medidas em andamento que prejudicam não somente a educação, mas também outras áreas de forte impacto social.

 

 

No documento entregue ao senador, constam ainda, denúncias sobre questões que afetam diretamente o financiamento da educação.

A lei da Mordaça foi outro ponto abordado no nosso documento, pois tal proposta colide frontalmente com dois princípios constitucionais que preveem a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber (art. 206, II, CF) e o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (art. 206, III, CF).

O ato de entrega do documento aconteceu na cidade de Joaquim Nabuco, na Mata Sul, por ocasião da participação do Senador em evento naquela localidade. O SINTEPE, a CUT, a CTB, o MST e outros movimentos sociais, participaram do ato público.

O enfrentamento à conjuntura desfavorável que atravessamos, nos impõe a necessidade de muita organização e resistência. Por isso, a CNTE, a qual o SINTEPE é filiado, realizará nos dias 4 e 5 de agosto, o seu Conselho Nacional de Entidades. O objetivo é orientar as ações em defesa dos nossos direitos historicamente conquistados e atualmente tão ameaçados, dentre eles a aposentadoria especial do professor. Aposentadoria essa, devidamente justificada em função das peculiaridades da profissão.

Agenda

Dia 10/08 - Assembleia Geral, às 14h, no Centro Social da Soledade, ao lado da Igreja.