Bullying, uma prática observada nas escolas públicas

 

A escola tem o papel de mediar conhecimentos científicos e práticos. Nela também, devem-se embasar a importância do respeito, da amizade e do companheirismo – valores estes, que atualmente não são praticados pela maioria das famílias e nem no coletivo do ambiente escolar. O cotidiano de muitas escolas tem sido marcado por um fenômeno, que se caracteriza pelo desrespeito, intolerância, exclusão e perseguição aos considerados diferentes, o chamado bullying. Como resultado desse fenômeno, tem-se prejuízos na aprendizagem, na saúde física e mental de muitos educandos, vítimas desse tipo de violência.


Hoje, o processo de violência vem ultrapassando fronteiras e se torna cada vez mais maleável, frágil e difícil de ser definido, muitas vezes se confundindo e se inter-relacionando com agressão e indisciplina, quando se manifesta no cotidiano escolar. O que se percebe é que a grande maioria dos profissionais da Educação não sabe tratar e distinguir os alunos agressivos dos indisciplinados e violentos, fazendo diagnósticos falhos e sem precedentes, por isso, a importância de se refletir sobre um assunto tão pouco estudado: o bullying na escola. O bullying escolar, ou violência entre pares, é um fenômeno tão antigo quanto prejudicial, que pode deixar marcas profundas na vida de um educando. 

 

Em vista da importância do estudo de tal fenômeno, o trabalho tem como objetivo caracterizar e identificar as variadas formas de bullying dentro do espaço educacional, com ênfase nas escolas públicas da rede de ensino estadual. A metodologia utilizada para atingir os objetivos a priori será o levantamento bibliográfico em literatura especializada, observações no espaço escolar e conversação com os diversos segmentos dentro da escola. Busca-se com este trabalho construir suportes às práticas educacionais, além de lutar por uma educação pública de qualidade para todas/os.                                                 
Secretaria para Assuntos Jurídicos e de Legislação.

 

Secretaria para Assuntos Jurídicos e de Legislação do Sintepe

juridico - Jurídico