Sintepe participa da 3ª Conferência Estadual de Educação de Pernambuco e 1ª Conferência Estadual Popular de Educação

O Sintepe participará, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), da 3ª Conferência Estadual de Educação de Pernambuco e da 1ª Conferência Estadual Popular de Educação no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Olinda. Os eventos serão coordenados pelo Fórum Estadual de Educação de Pernambuco. As Conferências terão como tema principal Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, pública, gratuita, laica e emancipadora.

Na ocasião, o Sindicato coordenará, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a mesa-redonda que discutirá o tema Planos decenais e o Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. A discussão será feita no Salão 1, às 14h.

As Conferências têm como objetivo demonstrar a força e resistência das entidades que defendem a educação pública, laica, gratuita e democrática. Por ser a primeira Conferência Popular de Educação realizada depois da destituição das entidades civis do Fórum Nacional de Educação, o Governo de Pernambuco e sociedade civil construíram o entendimento que é importante continuar o trabalho feito em parceira com as organizações sociais.

Histórico - Em maio de 2017, o Ministro da Educação, em uma canetada, retirou 24 instituições do Fórum Nacional de Educação. “Das 42 instituições que representavam a sociedade civil, restaram apenas 18”, explicou Heleno Araújo, coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação e Presidente da CNTE. Em contrapartida, o Ministério da Educação ampliou sua presença no Fórum e nomeou outras entidades para constituir maioria no espaço. A Conferência Estadual Popular de Educação surge então como uma ação de resistência a esse cenário de desmonte iniciado pelo governo golpista.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta feira - 25 de abril de 2018

8h - 17h Credenciamento

9h -  Apresentação Cultural
Local: Auditório Tabocas - Centro de Convenções - Olinda

Local: Auditório Tabocas - Centro de Convenções - Olinda - 9h30

Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco

Frederico Amâncio
Secretário de Educação do Estado de Pernambuco

Heleno Araújo
Coordenador do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)

Márcia Ângela Aguiar
Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco

Comissão de Educação e Cultura da Alepe; Ministério Público; Reitores; FEE; FNPE; CNTE; CONTEE; CUT; CPB; CSP; CEE/PE; Estudantes; Associação dos Pais de Alunos; UNDIME; AMUPE; Entidades Científicas.

Conferência

Local: Auditório Tabocas

10h – “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, pública, gratuita, laica e emancipadora”
Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado – Professor Emérito da UFG; Ex-Conselheiro do CNE.
Prof. Heleno Araújo – Presidente da CNTE; Presidente do FNPE
Coordenação:
Márcia
Ângela Aguiar (ANPAE)
Coordenadora do Fórum Estadual de Educação

11h - Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência Estadual da Educação de Pernambuco
Coordenação: Horácio Reis (CEE)
Local: Auditório

12h30 - Almoço

Mesas-redondas simultâneas - Eixos da Conape 2018
Local: Centro de Convenções - Olinda - 14h

Mesa-redonda 1 | Planos decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação -  Local: Salão 1
Coordenação: Sintepe /CNTE

Mesa-redonda 2| Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais - Local: Salão 2
Coordenação: Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro)

Mesa-redonda 3 | Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social. Local: Salão 3
Coordenação: CUT/UNCME

Mesa-redonda 4 |Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão. Local: Salão 4
Coordenação: UFPE

Mesa-redonda 5 | Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão. Local: Salão 5.
Coordenação: UFRPE

Mesa-redonda 6 | Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. Local: Salão 6
Coordenação: UNDIME/SBPC/SENAC

Mesa-redonda 7 | Planos Decenais, SNE e valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Local: Salão 7