Sintepe presente na I Conape para defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora

Uma marcha com mais de 5 mil pessoas, que contou com a presença da presidenta legítima Dilma Rousseff, abriu a Conape (I Conferência Nacional Popular de Educação), que começou nesta quinta-feira (25), em Belo Horizonte. A capital mineira vai reunir, até amanhã (26), educadoras e educadores, representantes e militantes de entidades comprometidas com a defesa e a promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todo cidadão e para toda cidadã.

 

 

Diretores, representantes setoriais e base do Sintepe estão presentes em todas as atividades da conferência. O Sindicato avalia que a participação nesses três dias de intensos debates sobre a educação brasileira e a união em torno de uma pauta em favor das reivindicações da categoria exige articulações nacionais e ampla participação de fóruns como a Conape.

 

O objetivo dessa etapa nacional é o de mobilizar a sociedade brasileira para intensificar a luta em defesa da democracia, dos direitos humanos, do monitoramento e avaliação do cumprimento do PNE, do corpo da lei, suas metas e estratégias.

 

A CONAPE tem Coordenação Executiva de diversas entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE); a Central Única dos Trabalhadores (CUT); Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB); entre outras.