Cine Feminista no Sintepe

Nas noites de quarta e quinta-feira, 13 e 14 de abril respectivamente, o Sintepe abrirá às portas ao Cine Feminista. No primeiro dia, o filme exibido recebe o nome de Libertarias e no segundo, Senhoritas em Uniforme.

As sessões começarão às 19h e os participantes ganharão pipoca e refrigerante. A entrada é gratuita.

Libertarias é um drama espanhol que conta a história da guerra civil, em 1936. Nesse contexto, seis mulheres de origens e classes sociais diferentes se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, em pé de igualdade com os homens, contra as tropas nacionais. No meio delas estão: prostitutas, freiras, operárias, entre outras, todas unidas para defender seus ideais políticos e, ao mesmo tempo, fazer entender a seus companheiros as mudanças ideológicas e sociais as quais elas também almejam conquistar. A obra é definida por alguns cineastas como sendo o mais espetacular e épico filme espanhol de todos os tempos.

Senhoritas em Uniforme, exibido em 1931 é considerado o primeiro filme lésbico da história. Em preto e branco o clássico alemão conta a história do amor reprimido de uma jovem. Manuela é órfã, criada pela tia e enviada a um internato de moças, ao chegar lá, a jovem apaixona-se pela professora Fräulein. As emoções fogem do controle e se desenvolvem até um desenlace. Aos amantes do cinema, essa é uma oportunidade de assistir e refletir sobre duas obras conhecidas mundialmente. A realização da atividade é da Difusão Libertária (Agitação e Propaganda Anarquista) e Coletivo Wendo. A todos, bom filme.